Portuguese English French German Italian Japanese Spanish

Informações Importantes!

Para conduzir veículos na França

A Carteira de Habilitação brasileira é aceita pelas autoridades francesas, quando acompanhada de uma tradução juramentada, quando se trata de brasileiros não residentes (turistas) e no caso de titular de "carte de séjour" com menção "estudante".

As autoridades francesas poderão exigir ainda "Certidão de Prontuário de CNH", devidamente traduzida, emitida pelo DETRAN correspondente.
Para os detentores de “carte de séjour”, é obrigatória a substituição da carteira de habilitação brasileira por uma equivalente, emitida pelas autoridades francesas, antes de completado o prazo de um ano de permanência.

O prazo para substituição das carteiras é contado a partir da data de expedição da “carte de séjour”. O pedido deve ser efetuado junto à “Préfecture de Police” de sua residência.

A carteira internacional de motorista, emitida no Brasil pelos Detrans respectivos, é aceita na França, desde que acompanhada da carteira de habilitação brasileira.

A carteira internacional perde sua validade para as autoridades francesas, quando o portador receber uma “carte de séjour”. Assinale-se, também, que a carteira internacional não pode ser utilizada para obter sua substituição por uma carteira de habilitação francesa.

Documentos em posse ao dirigir

Ao dirigir, você poderá ser solicitado a apresentar alguns documentos:
• Carteira de motorista (não provisória);
• Uma via da carteira de motorista em papel - se tiver uma licença em cartão com foto;
• Um documento de registro do veículo (V5c) – o original e não a cópia, chamado "carte grise" (cartão cinza) na França;
• Um certificado de seguro de veículos;
• Passaporte.

Se o veículo não está registrado em seu nome, levar uma carta do proprietário registrado dando permissão para dirigir.

A partir de 1° de julho de 2012 os motoristas de todos os veículos motorizados e motociclos (excluindo os ciclomotores) devem levar um bafômetro.

Para locação de carro

O limite mínimo de idade para alugar um carro na França varia de 21 a 25, com algumas empresas operando um sistema de sobretaxa para menores de 25 anos de idade. O limite máximo de idade varia de empresa para empresa, sendo a média de 70 anos.

Log in